Avançar para o conteúdo

[2025-12-17]Governo expande projeto de vilas solares para aumentar renda e independência energética

O governo está expandindo o projeto ‘Vilas de Renda Solar’ a nível nacional, que visa aumentar a autossuficiência energética e a renda dos residentes através da instalação de painéis solares em terrenos comunitários. O Ministério do Interior e Segurança anunciou em 16 de outubro que apresentaram o plano de expansão em uma reunião do gabinete, em colaboração com o Ministério da Agricultura, Alimentação e Assuntos Rurais e o Ministério do Meio Ambiente e Energia.

O modelo ‘Vilas de Renda Solar’ permite que as comunidades instalem e operem usinas de energia solar em terrenos vagos, terras agrícolas e reservatórios, compartilhando os benefícios da geração de energia entre os residentes. Este projeto busca alcançar a transição energética, aumentar a renda local e revitalizar as comunidades. Um exemplo destacado é a cooperativa ‘Hae-bit Dure’ em Gwang-ri, Yeoju, que utiliza os rendimentos da energia solar para oferecer almoços gratuitos e operar ônibus comunitários.

Para apoiar a expansão desses projetos, o governo estabelecerá uma nova organização chamada ‘Grupo de Promoção de Vilas de Renda Solar’, que coordenará os esforços entre os ministérios, governos locais e várias agências públicas. Este grupo será responsável pelo planejamento e avaliação dos projetos, bem como pela designação das vilas de renda solar. Além disso, equipes de apoio em campo serão criadas para identificar as necessidades dos residentes e resolver problemas.

O governo também planeja fornecer apoio integral para a conexão à rede elétrica, aquisição de terrenos e financiamento. As leis serão modificadas para permitir a conexão prioritária das vilas de renda solar à rede elétrica e sistemas de armazenamento de energia serão instalados em áreas com capacidade limitada. Empréstimos a longo prazo e com juros baixos serão oferecidos para cobrir até 85% dos custos de instalação de painéis solares, e os impostos sobre propriedade e aquisição serão reduzidos para projetos de energia renovável.


🔗 Original source

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *