요약 본문
A Administração do Patrimônio Cultural designou o ‘Sangju Heungam Seowon’, localizado na cidade de Sangju, província de Gyeongsangbuk-do, como um site de patrimônio cultural nacional. Sangju Heungam Seowon é um seowon baseado no compromisso entre a Escola Giho e a Escola Yeongnam durante o final da dinastia Joseon, fundada em 1702, recebeu sua inscrição em 1705 e foi transferida para seu local atual em 1762.
Sangju Heungam Seowon é dedicado a Song Jun-gil, um estudioso da linhagem da Escola Giho que se estendeu de Yi I a Kim Jang-saeng e que era um pilar espiritual da facção Seoin Noron. Sua dedicação póstuma a Sangju Heungam Seowon foi influenciada pelo apoio da facção governante Seoin Noron e suas conexões com Sangju.
O layout do seowon apresenta espaços de aprendizado na frente e espaços rituais na parte de trás. Heungamsa possui inscrições concedidas pelo Rei Sukjong em 1705 e autógrafos de 1716. A sala de conferências Jinsudang adota o estilo da Escola Yeongnam com uma frente aberta e uma parte traseira de janelas. A entrada Habancheong, usada por residentes de nível inferior comparado aos dos dormitórios leste e oeste, é um caso raro nos seowons.
Sangju Heungam Seowon fornece valiosos insights sobre a distribuição, composição, operação e fundamentos socioeconômicos da facção Seoin Noron na região de Yeongnam durante o final da dinastia Joseon. A Administração do Patrimônio Cultural planeja continuar descobrindo, preservando, gerenciando e utilizando sistematicamente os recursos de patrimônio cultural excepcionais.