요약 본문
O tanque K2 da Coreia do Sul fez sua primeira entrada no mercado da América Latina. O escritório presidencial anunciou que, em 9 de dezembro (horário local), um acordo-quadro foi assinado entre o governo peruano e as empresas de defesa sul-coreanas para fornecer equipamento terrestre ao exército peruano.
Sob este acordo-quadro, o exército peruano colaborará com empresas de defesa sul-coreanas e a empresa estatal de defesa peruana para adquirir um total de 195 unidades de equipamento, incluindo 54 tanques K2 e 141 veículos blindados sobre rodas. Foi estabelecido um roteiro para a assinatura do contrato de implementação até o próximo ano, o que é de grande importância.
Esta exportação de equipamento terrestre é a maior exportação de defesa na região da América Latina, e se o contrato de implementação for bem-sucedido, o tanque K2 fará sua primeira entrada no mercado da América Latina, além da Europa. A cerimônia de assinatura, presidida pelo presidente do Peru, contou com a presença do diretor da Administração do Programa de Aquisição de Defesa da Coreia do Sul, que enfatizou a colaboração e apoio contínuos até a conclusão do contrato de implementação.
O presidente Lee Jae-myung comemorou a assinatura do acordo-quadro, esperando que ele eleve a cooperação militar e de defesa entre os dois países. Ele enfatizou que, já que o Peru optou por produtos de defesa sul-coreanos para aumentar suas capacidades militares e desenvolvimento industrial, os dois países devem criar um modelo de cooperação em defesa mutuamente benéfico.