요약 본문
O Banco Asiático de Desenvolvimento (ADB) aumentou a taxa de crescimento econômico da Coreia do Sul para este ano e o próximo em 0.1 ponto percentual cada, para 0.9% e 1.7% respectivamente, em comparação com o anúncio de setembro. O Ministério da Economia e Finanças anunciou no dia 10 que o ADB publicou o ‘Outlook Econômico Asiático de dezembro (ADO)’.
O ADB atribuiu esta melhora às medidas de estímulo do governo para impulsionar o consumo, à demanda global por semicondutores e à redução da incerteza após as negociações tarifárias. No entanto, acrescentou que os riscos negativos permanecem, incluindo a fraqueza do mercado imobiliário e a ressurgência de tensões geopolíticas e comerciais globais.
A taxa de inflação da Coreia do Sul para este ano e o próximo é esperada para aumentar 0.2 ponto percentual cada em comparação com a previsão de setembro, alcançando 2.1%. Este ano, o aumento reflete a alta nos preços dos alimentos e do petróleo, enquanto no próximo ano, a redução dos subsídios ao imposto sobre combustíveis e a recente queda no valor do won coreano podem exercer pressão inflacionária.
Para a região Ásia-Pacífico, espera-se que a taxa de crescimento econômico deste ano aumente 0.3 ponto percentual em comparação com a perspectiva de setembro, atingindo 5.1%. O robusto consumo interno da Índia superou as expectativas, enquanto altas tarifas dos EUA e o enfraquecimento da atividade econômica global devem reduzir o crescimento econômico.