O governo sul-coreano anunciou o bloqueio de mensagens de spam ilegais por meio da verificação dos números de remetentes. A partir do dia 17 deste mês, o Ministério da Ciência e Comunicações, juntamente com a Associação Coreana de Operadoras de Telecomunicações (KTOA) e as três principais operadoras de telefonia móvel, iniciará a operação de um sistema que bloqueia automaticamente mensagens enviadas de números inválidos.
Esse sistema, denominado ‘Sistema de Bloqueio de Números de Spam Ilegais’, permitirá que as operadoras de telecomunicações verifiquem em tempo real a validade dos números de origem de mensagens em massa. A medida visa combater o crescente problema de mensagens fraudulentas que utilizam números desativados ou não atribuídos para evitar rastreamento.
Até então, era possível verificar apenas números previamente registrados. Com o novo sistema, as empresas de mensagens poderão monitorar continuamente se os números associados às suas contas são válidos e bloquear automaticamente os inválidos. Esta iniciativa faz parte das medidas complementares ao ‘Plano Abrangente contra Spam Ilegal’ anunciado em novembro do ano passado.
Além disso, o Ministério estabeleceu em outubro padrões para prevenir o envio de mensagens em massa do exterior, exigindo que operadoras internacionais cumpram os mesmos deveres legais e técnicos que as nacionais. Também está sendo implementada na Coreia a função do Google EFP (Enhanced Fraud Protection), que bloqueia a instalação de códigos maliciosos em telefones celulares.