O Ministério da Defesa da Coreia do Sul realizou no dia 18 deste mês uma reunião do Grupo de Trabalho Intergovernamental para o submarino nuclear, com a participação de altos funcionários de 10 instituições governamentais. Durante a reunião, foram trocadas opiniões sobre diversos aspectos relacionados à construção do submarino nuclear.
As instituições participantes incluíram o Ministério da Defesa, o Ministério da Estratégia e Finanças, o Ministério das Relações Exteriores, a Comissão de Segurança Nuclear, o Ministério da Transição Ecológica e Combate às Mudanças Climáticas, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Informação e Comunicação, o Ministério do Comércio, Indústria e Segurança Alimentar, a Agência de Aquisições de Defesa, o Estado-Maior Conjunto e a Marinha.
O objetivo da reunião foi examinar de forma abrangente os elementos necessários para a construção do submarino nuclear. O Grupo de Trabalho Intergovernamental foi criado considerando que o projeto do submarino nuclear é uma iniciativa estratégica nacional que envolve áreas como assuntos militares, diplomacia e segurança nacional.
O Ministério da Defesa indicou que continuará colaborando estreitamente com as instituições envolvidas para examinar sistematicamente diversos temas relacionados ao submarino nuclear. Além disso, prevê-se que este grupo de trabalho evolua para um mecanismo de consulta intergovernamental sustentável e sistemático.