O governo investirá 4,5 trilhões de won até 2030 para expandir os centros logísticos de apoio público no exterior para 40 locais. Além disso, será estabelecido um sistema de apoio abrangente para empresas de logística que se expandem para o exterior, e as funções e papéis da Corporação de Portos e da Corporação de Promoção Marítima serão fortalecidos para melhorar a capacidade de apoio aos negócios no exterior.
O Ministério dos Oceanos e Pescas anunciou a ‘Estratégia para garantir centros de fornecimento logístico global’ em uma reunião de ministros relacionados ao fortalecimento da competitividade industrial, apesar da incerteza na cadeia de fornecimento logístico global. A visão é garantir centros de fornecimento logístico global que apoiem a economia de exportação e importação, e planeja-se expandir a infraestrutura logística de apoio público no exterior para 40 locais, garantir 10 terminais portuários no exterior e desenvolver três das 50 principais empresas de logística no exterior até 2030.
Primeiro, será priorizado o investimento em instalações de armazenamento e processamento, como armazéns logísticos e pátios de contêineres, em países-chave de centros logísticos no exterior. O governo planeja aumentar rapidamente as instalações de infraestrutura logística de apoio público, apoiadas pela Corporação de Promoção Marítima e pela Corporação de Portos, de 9 locais para 40 locais até 2030. Um ‘Comitê de Coordenação para garantir terminais de contêineres’ será formado, incluindo o governo, empresas de navegação nacionais, a Corporação de Promoção Marítima, a Corporação de Portos e operadores nacionais para identificar oportunidades de investimento e desenvolver estratégias de expansão no exterior.
O Ministério dos Oceanos e Pescas também fornecerá informações de mercado em áreas de alto interesse e demanda para empresas de logística na fase de revisão da expansão no exterior. O limite de apoio para estudos de viabilidade e consultoria no exterior será aumentado de 100 milhões de won para 200 milhões de won. Na fase de investimento, o fundo de investimento na cadeia de fornecimento logístico global será ampliado de 1 trilhão de won para 2 trilhões de won, e um fundo cego de 300 bilhões de won será estabelecido para apoiar o investimento no exterior de pequenas e médias empresas de logística.