A Administração de Desenvolvimento Rural, juntamente com o Instituto de Pesquisa de Medicina Oriental da Coreia, confirmou cientificamente que o extrato derivado do besouro das flores (larva de Protaetia brevitarsis) é eficaz na inibição da sarcopenia. A sarcopenia ganhou atenção devido ao aumento da população idosa e foi reconhecida como uma doença na Coreia em 2021.
A equipe de pesquisa preparou frações utilizando solventes de diferentes polaridades a partir do extrato de etanol a 70% do besouro das flores. Eles aplicaram essas frações a uma linha celular muscular (C2C12) para verificar sua bioatividade. Os resultados mostraram que a fração de butanol promoveu a diferenciação das células musculares, com L-triptofano como o composto marcador relacionado a essa diferenciação.
Além disso, a fração de butanol mostrou uma expressão notável de marcadores relacionados à diferenciação do músculo esquelético, como ‘indução da diferenciação de mioblastos (MyoD)’, ‘estágio de formação de miotubos (Myogenin)’ e ‘desenvolvimento de fibras musculares maduras (HMC)’. Os resultados desta pesquisa foram publicados na revista internacional Insects e uma patente foi solicitada em colaboração com o Instituto de Pesquisa de Medicina Oriental da Coreia.
A Administração de Desenvolvimento Rural planeja expandir o uso do extrato do besouro das flores realizando ensaios clínicos relacionados à melhoria da imunidade e promovendo seu uso como material para alimentos funcionais para a saúde. O chefe da Divisão de Insetos Industriais, Byun Young-woong, destacou que esta pesquisa fornece uma base científica para estabelecer um sistema de padronização e controle de qualidade do extrato derivado do besouro das flores.