As autoridades financeiras estão monitorando de perto a situação do mercado financeiro e decidiram implementar medidas de estabilização do mercado de forma proativa, se necessário. No dia 15 deste mês, a Comissão de Serviços Financeiros, presidida por Lee Eok-won, realizou uma reunião para avaliar o mercado financeiro e econômico nacional e internacional deste ano e discutir as perspectivas futuras e os fatores de risco.
Em seu discurso de abertura, o presidente Lee Eok-won destacou a importância da estabilidade do mercado financeiro e avaliou que, embora tenha havido alguma instabilidade no mercado financeiro no primeiro semestre do ano devido à imposição de tarifas pela administração Trump e à incerteza política interna, a economia e o mercado de ações da Coreia se recuperaram no segundo semestre do ano graças aos esforços políticos do novo governo e à melhoria no desempenho empresarial. No entanto, ele observou que o recente aumento nos rendimentos dos títulos do governo e a maior volatilidade do mercado cambial aumentaram a cautela no mercado financeiro nacional.
Apesar dessa maior volatilidade, o presidente Lee enfatizou que a capacidade de resposta à crise da economia coreana é suficiente, citando a boa saúde das instituições financeiras, as reservas de câmbio na nona posição mundial e os baixos prêmios de CDS. Ele também mencionou que os problemas estruturais potenciais, como a dívida das famílias e a estabilidade do setor financeiro não bancário, estão sendo geridos de forma estável através de várias medidas.
Os participantes da reunião compartilharam suas opiniões sobre as perspectivas econômicas e financeiras nacionais e internacionais e discutiram vários fatores de risco que poderiam afetar a economia e o mercado financeiro da Coreia no futuro. Eles também concordaram em estender o programa de estabilização do mercado para o próximo ano e fornecer até 37,6 trilhões de won em liquidez para estabilizar o mercado de títulos e o mercado de dinheiro de curto prazo.