Avançar para o conteúdo

[2025-12-16]Assembleia da ONU adota resolução para fortalecer resposta global a incêndios florestais

A Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEA-7) adotou uma resolução para fortalecer a resposta global aos incêndios florestais, conforme anunciado pelo Serviço Florestal da Coreia do Sul em 15 de novembro. A resolução destaca a importância da cooperação internacional para a prevenção, alerta precoce, resposta e recuperação eficaz dos incêndios florestais.

A resolução enfatiza que os incêndios florestais causam perda de biodiversidade, degradação florestal, poluição do ar e danos significativos a vidas e propriedades. Para abordar esses problemas, recomenda-se fortalecer as capacidades de resposta, trocar tecnologia e informações, e melhorar políticas e sistemas. Em particular, destaca-se a necessidade de fortalecer o sistema de cooperação internacional centrado no hub global de gestão de incêndios florestais.

O hub global de gestão de incêndios florestais, que foi estabelecido com a contribuição da Coreia do Sul, é uma plataforma lançada em maio de 2023 em colaboração com a FAO e o PNUMA, com a participação de países como Alemanha, Canadá, França e Portugal. O hub busca melhorar a capacidade de resposta aos incêndios florestais em todo o mundo por meio de uma abordagem de gestão integrada de incêndios (IFM), que inclui análise e preparação prévia, bem como resposta e recuperação posterior.

A Coreia do Sul participa ativamente como membro-chave do grupo de trabalho de dados de incêndios do hub global de gestão de incêndios florestais, discutindo a conexão e padronização de dados de incêndios entre os países. Songhee Nam, diretora de cooperação florestal internacional do Serviço Florestal da Coreia do Sul, afirmou que a adoção desta resolução reafirma o papel do hub global de gestão de incêndios florestais como plataforma chave para a resposta internacional aos incêndios florestais.


🔗 Original source

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *