O Ministério da Saúde e Bem-Estar e o Serviço Nacional de Seguro de Saúde anunciaram em 14 de janeiro que melhorarão o projeto piloto do sistema de apoio à prática de hábitos saudáveis, direcionado a pacientes com hipertensão e diabetes, bem como a pessoas com fatores de risco para a saúde. Este sistema fornecerá incentivos monetários àqueles que praticarem hábitos saudáveis, como caminhar e receber educação.
O sistema de apoio à prática de hábitos saudáveis é direcionado a pacientes com hipertensão e diabetes que participam do projeto de gestão de doenças crônicas de atenção primária, bem como a pessoas que se encontram em grupos de risco de saúde de acordo com exames médicos gerais. Os participantes receberão pontos que poderão utilizar para pagar seus custos médicos.
A partir de 15 de janeiro, os pacientes que participam do projeto de gestão de doenças crônicas de atenção primária poderão utilizar seus pontos automaticamente para pagar os custos médicos nas clínicas participantes, sem necessidade de emitir um cartão de prática de hábitos saudáveis. Além disso, a área de teste do sistema preventivo será ampliada de 15 para 50 regiões.
O projeto piloto, que começou em julho de 2021, recebeu solicitações para ampliar as áreas de teste. Os residentes das novas áreas poderão se inscrever online após receber uma notificação individual do Serviço Nacional de Seguro de Saúde. Os responsáveis esperam que essas melhorias permitam que mais pessoas pratiquem hábitos saudáveis de maneira autônoma.