A Agência Nacional de Bombeiros da Coreia do Sul realizou uma reunião de avaliação da situação no local do colapso da biblioteca pública em Gwangju no dia 13 de outubro às 9h, presidida pelo diretor interino Kim Seung-ryong. Eles decidiram concentrar todos os esforços na busca e resgate da última pessoa desaparecida no local.
Até agora, das quatro pessoas confirmadas presas, duas foram resgatadas em 11 de outubro às 14h52 e às 20h13, respectivamente. A terceira pessoa foi resgatada em 13 de outubro às 1h33 e levada ao hospital, mas infelizmente, as três pessoas resgatadas foram confirmadas como falecidas.
Para encontrar a última pessoa desaparecida, a Agência de Bombeiros mobilizou todos os recursos disponíveis e utilizou cinco equipamentos pesados, incluindo guindastes e escavadeiras, para acelerar a remoção dos escombros. Eles também estão usando equipamentos avançados, como câmeras térmicas e drones, bem como ferramentas de busca urbana, como cortadores elétricos e brocas.
Na reunião de avaliação da situação, eles revisaram o progresso da busca e discutiram a remoção de vigas para acessar a área onde se espera encontrar a última pessoa presa. A segurança dos socorristas foi enfatizada com o uso de sensores nos guindastes e a designação de observadores. Além disso, equipamentos avançados de detecção de vida serão implantados assim que possível para encontrar a última pessoa desaparecida.