O Instituto Nacional de Ciências Ambientais, vinculado ao Ministério da Energia e Meio Ambiente, anunciou que publicará o ‘Relatório de Monitoramento Integrado de Gases de Efeito Estufa 2023-2024’ em 15 de dezembro. Este relatório é o primeiro relatório nacional a analisar de forma abrangente a concentração de gases de efeito estufa nas áreas urbanas do país.
O relatório inclui dados de 14 instituições participantes do consórcio de pesquisa de observação de gases de efeito estufa, coordenado pelo Instituto Nacional de Ciências Ambientais. As concentrações de dióxido de carbono (CO2) e metano (CH4) foram analisadas e avaliadas em 16 pontos de observação durante 2023 e 2024.
O relatório revela que as concentrações de gases de efeito estufa nas áreas urbanas são mais altas do que nas áreas insulares e mostra variações sazonais e anuais nas concentrações devido à atividade humana. Por exemplo, a concentração média anual de CO2 em 11 pontos de observação aumentou em 1,1 ppm, enquanto a concentração de CH4 diminuiu em 8,7 ppb em 7 pontos de observação.
Os dados e tendências de concentração de gases de efeito estufa nas áreas urbanas serão utilizados para avaliar a implementação da neutralidade de carbono e para a elaboração de políticas de redução e resposta à crise climática. O relatório completo estará disponível no site do Instituto Nacional de Ciências Ambientais a partir de 15 de dezembro.