O Ministério da Saúde e Bem-Estar e o Serviço Nacional de Seguro de Saúde anunciaram melhorias no projeto piloto do programa de incentivos para a prática de hábitos saudáveis, com o objetivo de fortalecer a gestão da saúde de pacientes com hipertensão e diabetes, bem como de pessoas com fatores de risco para doenças crônicas.
O programa de incentivos para a prática de hábitos saudáveis oferece recompensas monetárias (acumulação de pontos) aos pacientes com hipertensão e diabetes que participam do projeto de gestão de doenças crônicas na atenção primária, bem como às pessoas com fatores de risco identificados nos exames de saúde gerais. Os pontos podem ser usados para pagar consultas médicas.
A partir de 15 de dezembro, os pacientes que participam do projeto de gestão de doenças crônicas na atenção primária poderão pagar suas consultas médicas utilizando os pontos acumulados, sem necessidade de um cartão especial. Além disso, a área do projeto piloto para pessoas com fatores de risco será ampliada de 15 para 50 regiões.
Espera-se que essas melhorias ajudem os pacientes com hipertensão e diabetes, bem como as pessoas com fatores de risco, a adotar hábitos de vida mais saudáveis por meio da prática de atividades como caminhar. As autoridades continuam trabalhando na melhoria do sistema para facilitar a participação de mais pessoas.