Avançar para o conteúdo

[2025-12-14]Coreia e China concordam em expandir o comércio de serviços

A Coreia do Sul e a China concordaram em expandir o comércio de serviços com base no Memorando de Entendimento (MOU) assinado durante a recente reunião de líderes da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC). Também será realizado um comitê conjunto do Acordo de Livre Comércio (ALC) entre a Coreia e a China para melhorar a implementação do ALC e facilitar a introdução de elementos-chave da cadeia de suprimentos, como terras raras.

O Ministro do Comércio, Indústria e Energia da Coreia do Sul, Kim Jeong-gwan, visitou Pequim, China, de 11 a 12 de novembro e realizou uma reunião com o Ministro do Comércio da China, Wang Wentao. Esta reunião bilateral é a primeira em sete anos desde a última reunião de ministros do comércio entre a Coreia e a China em junho de 2018, e ocorre um mês após a reunião de ministros do comércio realizada em Gyeongju durante a reunião de líderes da APEC.

Durante a reunião, ambos os países discutiram medidas para cooperar em economia e comércio, seguindo os acordos da cúpula entre os líderes da Coreia e da China durante a visita de estado do presidente chinês Xi Jinping. Também concordaram em manter uma comunicação e cooperação estreitas para restaurar completamente as relações bilaterais e contribuir para a recuperação econômica.

Ambos os países concordaram em expandir o comércio bilateral, que atingiu seu máximo em 2022 com 310,4 bilhões de dólares, e promover investimentos mútuos. Além disso, comprometeram-se a utilizar canais de comunicação frequentes entre os ministros para discutir a cooperação econômica e comercial bilateral e multilateral.


🔗 Original source

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *