O Ministério da Ciência e TIC da Coreia do Sul está impulsionando o desenvolvimento de um modelo de inteligência artificial (IA) de base que estará entre os 10 melhores do mundo no próximo ano. Além disso, novas faculdades de IA e centros de pesquisa de inovação AX serão estabelecidos nos quatro principais institutos de ciência e tecnologia do país.
O ministério também planeja promover tecnologias estratégicas como biotecnologia e computação quântica, e lançar projetos como o ‘K-Moonshot’ para enfrentar desafios nacionais. Em 12 de dezembro, o ministério apresentou seu plano de trabalho para o próximo ano ao presidente no Centro de Convenções de Sejong.
Para maximizar a capacidade de inovação do país, o ministério foi reorganizado como uma organização de vice-primeiro-ministro e alocou o maior orçamento da história para ciência, tecnologia e IA. Um sistema de apoio abrangente será implementado para projetos de IA em colaboração com o setor privado e outras agências governamentais.
O ministério também está desenvolvendo um modelo de IA de base para acelerar descobertas científicas em áreas como biotecnologia e química, e está promovendo a criação de um ecossistema de pesquisa colaborativa em universidades e institutos de pesquisa governamentais.